Brasão da Família
História do brasão
O Brasão

("Wappen", o arquivo original escrito em língua alemã está disponível nos downloads)

O ESCUDO é subdividido em três colunas. Nas duas partes laterais em fundo azul encontra-se uma cruz dourada, com finais em forma de âncora. Em baixo da cruz três colinas (morros) de cor verde. Em cima da cruz uma estrela dourada de seis pontas. Na parte central, sobre fundo prateado se encontra em vermelho o desenho de um chassis de carroça.

ENFEITES:
"Envolturas": no lado direito (3) = azul e ouro,
no lado esquerdo = vermelho e prata.
"Jóia" do elmo: busto de um mongol vestido de vermelho com chapéu de gentio em azul.

INTERPRETAÇÂO: Os campos nos lados deireito e esquerdo são as partes explicativas: (cruz sobre morro = Creutz-berg). A estrela provavelmente é só um enfeite (4).
O chassis de carroça na parte central é o muito usado símbolo heráldico de uma carroça; provavelmente representa a profissão dos fabricantes de carroças (Spengler).
O enfeite do elmo mui provavelmente parece estar ligado com o Creutzperger acima citado, (o qual esteve na luta contra os mongóis).

OBSERVAÇÃO: Um brasão do mesmo nome está sendo descrito também por Dr. Globig. O conteúdo do escudo é igual ao brasão acima explicado. Porém, como enfeite do elmo são citadas 3 lanças com cabeças de mongóis espetadas. Provavelmente trata-se do mesmo tronco – mas de outro ramo da família (5).

3 Na heráldica "direita e esquerda" são vistos pela pessoa que está atrás do escudo; olhando da frente deve-se inverter os lados.
4 Ou indica origem judáica dos Creutzberg ? (LC)
5 Jaap Creutzberg comenta em 10-01-1997 na sua página http://www.creutzberg.com/crpic2.htm : " Parece que nenhuma das quatro linhas até agora achadas pode reivindicar para si este brasão, pois nenhuma descende diretamente do Hermann B. Creutzberg. De princípio a linha dinamarquêsa ficaria fora de discussão, pois a ascendência dela ainda não tem sido traçada até 1690. A linha holandêsa descobriu sua história até bem próximo do tempo em que este brasão foi concedido e pode ser excluída então, assim também a linha brasileira, porém, essa parece ter a melhor chance por ser um ramo lateral do referido Hermann".
Brasão da Família Creutzberg
Clique aqui para fazer o download do brasão.
| Você é nosso visitante nº: 26472 | Dúvidas? Clique aqui para entrar em contato.
Copyright © 2008-2013 Todos os Direitos Reservados - O conteúdo do site é de propriedade da Família Creutzberg. - Desenvolvido por  .